SAI - Integração com ERP Microsiga
Índice
Configuração do Sistema
Esta página trata especificamente as configurações do SAI para integração com o ERP Microsiga, o layout de arquivos de remessa gerado pelo mesmo foi desenvolvido para a empresa Concretomix.
Para configurar o sistema para integração com o ERP - Microsiga, acesse no menu do sistema as opções "Ferramentas / Informação do Sistema", na aba "Comunicação" realize as operações de configuração abaixo descritas:
Seleção do ERP
Na opção "Padrão de Leitura de Arquivos" selecione a opção "ERP - Microsiga".
Arquivos de Remessa
Na opção "Comunicação com Programas Externos" defina o caminho para as pastas de leitura de arquivos de remessa que serão gerados pelo ERP, também defina o caminho para pasta de arquivos retorno que serão gerados pelo SAI, estes arquivos de retorno contém informações que poderão ser utilizadas pelo ERP.
Tempo de Leitura
Na opção "Parâmetros de Leitura" ajuste o intervalo de tempo para o SAI efetuar a leitura dos arquivos gerados pelo ERP, também defina a opção "Leitura Automáticas dos Arquivos para Produção", esta opção deve estar marcada para que o SAI importe no tempo determinado os arquivos gerados pelo ERP.
Importante lembrar que este processo de leitura e importação somente será realizado enquanto o usuários estiver usando a aplicação "Programação de Produção" a qual usa as informações acima para a importação dos dados.
Configuração do Equipamento
Pelo padrão do arquivo de remessa fornecido pelo ERP, as informações de dosagem são fornecidas com os valores totais para produção, verificamos que alguns equipamentos não suportam a quantidade informada pelo ERP e necessitam dividir os valores para produção em dois ou mais ciclos, o SAI realiza automaticamente esta verificação e divide a produção na quantidade de ciclos necessárias para realização do mesmo.
Para a realização destes cálculos é necessário a informação da capacidade máxima de pesagem de agregados do equipamento, este valor deve ser informado na aplicação "Configuração do Equipamento", localizada na aba "Caixa de Agregados" no campo "Capacidade Máxima" (Esta alterações somente é realizada pelo administrador do sistema).
Caso a soma dos pesos dos agregados solicitado no arquivo de remessa for maior que a capacidade máxima de pesagem de agregados, o sistema divide a produção na quantidades de ciclos necessárias para realização da mesma.
o SAI pode dividir a solicitação de produção gerada pelo ERP-Microsiga em até 4 ciclos para atender a produção do mesmo.
Cadastro de Materiais
Devido ao layout fornecido pelo sistema Microsiga o cadastro de materiais deve seguir a seguinte sequencia abaixo:
- Código 1: Agregado 1
- Cógigo 2: Agregado 2
- Código 3: Agregado 3
- Código 4: Agregado 4
- Cógigo 5: Cimento
- Código 6: Água
- Código 7: Aditivo 1
- Código 8: Aditivo 2
Antes de iniciar o cadastro dos materiais, solicite a limpeza dos dados de materiais(Esta operação somente é realizada pelo administrador do sistema).
A definição dos locais de cada material pode ser realizadas no cadastro de materiais e alterada a qualquer momento, estas informação não são gerenciadas pelo ERP - Microsiga.
Cadastro de Traços
Para melhor visualização dos dados do sistema, é necessário que seja realizado o cadastro do primeiro traço como "Traço ERP / Microsiga" na campo descrição, este deve ser o traço de código "1" o qual o sistema de importação tomará como padrão, a falta desta operação causa falhas na importação dos dados do arquivo no sistema.
Antes de iniciar o cadastro do traço, solicite a limpeza dos dados de traços(Esta operação somente é realizada pelo administrador do sistema).
Layout do Arquivo de Remessa
Abaixo modelo do arquivo de remessa fornecido pelo ERP microsiga para integração da importação de dados para a produção.
" 2472,000x 2472,000x 1632,000x 3810,000x 1980,000x 1188,000x 13,860x 0,000x08020522"
As informações são fornecidas em uma unica linha, o posição dos dados em linha e colunas devem ser exatas para que o SAI possa efetuar a leitura.